Grupo de Pesquisa

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O GP-COTEDIC UNILASALLE/CNPq – Grupo de pesquisa: convivência e tecnologia digital na contemporaneidade – se constrói na relação dialógica entre os participantes sobre o viver com o outro, por meio da configuração de diferentes espaços (geográficos e digitais virtuais), na complexa contemporaneidade. O diálogo se insere na Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEDU/UNILASALLE e nas interações com pesquisadores do Centre Edgar Morin (filiado à École des hautes études en sciences sociales) e demais laboratórios de pesquisa localizados na França. Assim, as áreas da Educação, Tecnologia e Sociologia são articuladas por meio das temáticas: viver e conhecer, ensino e aprendizagem, práticas pedagógicas, educação a distância, tecnologias digitais, tecnologias emergentes, mídias sociais, ubiquidade (aprendizagem), comunicação, estética, ética e cidadania, cultura, cibercultura, configuração de espaços (geograficamente localizados e digitais virtuais) e a compreensão dos espaços híbridos, por meio de estudos interdisciplinares.

Dessa forma o GP-COTEDIC tem o intuito de articular pesquisa e ensino em diferentes espaços configurados na contemporaneidade (formal, informal e não formal), por meio da criação de grupos compartilhados, mobilidades interinstitucionais, mídias sociais, atividades técnico-científicas, projetos e socialização dos conhecimentos construídos.

Os objetivos do GP-COTEDIC consistem em: Compreender as tecnologias digitais como espaços de interação e relação entre os seres humanos que vivem e convivem na contemporaneidade, articulando, integrando e relacionando diferentes tecnologias digitais; Ressignificar a compreensão dos espaços nas suas diferentes naturezas, enquanto espaços híbridos; Refletir sobre o conviver cotidiano que se configura nos processos de ensinar e de aprender, em práticas pedagógicas congruentes com as tecnologias digitais e o potencial da ubiquidade; Compreender o fluxo que se configura em congruência com a sociedade contemporânea e identificar formas de intervir, agir e reconstruir esse fluxo tendo em vista o coletivo.

Participantes