Participantes

,

Participantes do Grupo de Pesquisa COTEDIC UNILASALLE/CNPq

LUCIANA BACKES (Pesquisadora)

Possui graduação em Pedagogia Habilitação Magistério e Séries Iniciais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), especialização em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011) e Sciences de lEducation pela Université Lumière Lyon 2 (2011). Bolsa de Estágio Pós-Doutoral no Exterior CAPES, na lUniversité Paris Descartes Paris V – Sorbonne (2013-2014). Professora titular do Centro Universitário LaSalle – Unilasalle, Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de ensino e de aprendizagem, construção do conhecimento, formação do educador, práticas pedagógicas, informática na educação, educação on-line, ambiente virtual de aprendizagem, metaverso, hibridismo tecnológico digital, Espaço de Convivência Digital Virtual – ECODI, comunidades virtuais de aprendizagem, processo de autonomia, processo de autoria, dimensões do acoplamento estrutural, cultura emergente. Participante do Grupo de Pesquisa Educação Digital UNISINOS/CNPq – Coordenação: Profa. Dra. Eliane Schlemmer. Professora-pesquisadora visitante ao Laboratoire Sens et Compréhension du Monde Contemporain – LASCO Institut Mines-Télécom / Université Paris Descartes. Pesquisadora visitante ao Laboratoire Sciences, Société, Historicité, Education, Pratiques (S2HEP) Université Claude Bernard Lyon 1.

ANA MARGÔ MANTOVANI (Pesquisadora)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Nossa Senhora Imaculada Conceição (Santa Maria, RS) Graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Atualmente é pesquisadora e professora assistente do Centro Universitário La Salle- Unilasalle. Professora do Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais, pertence à linha de Memória e Linguagens Culturais. Coordenadora de Educação a Distância e dos Laboratórios de Informática do Centro Universitário La Salle- Unilasalle Tem experiência na área de Educação com enfoque em Educação Digital e formação de professores. Atuação em Alfabetização, Supervisão Escolar, Gestão e Assessoria Educacional. No âmbito da Informática na Educação atua com Tecnologias Digitais (TD), Desenvolvimento de Software Educacional, Objetos de Aprendizagem , Educação a Distância, Metaversos e Mundos Digitais Virtuais em 3D (MDV3D/Second Life), Inclusão Digital, Cibercultura. Colaboradora do Grupo de Pesquisa Educação Digital – GP e-du UNISINOS/CNPq. . Integrante do ARGOS – Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação a Distância da PUCRS e do Grupo de Pesquisa Práticas Sociais, Tecnologia e Liderança/UNILASALLE. Integrante do Grupo de Trabalho em EaD da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil/ANEC.

ADRIANA BEATRIZ PACHER RAACH

Professora de Artes Visuais. Possui graduação em Educação Artística- Habilitação em Artes Plásticas pela FURB- Universidade Regional de Blumenau em 2004. Pós-graduação em História da Arte pela AUPEX em 2006. Pós-graduação em Mídias na Educação pela FURG em 2011. Trabalhei como professora de arte nas redes municipal, estadual e particular com alunos desde a educação infantil até o ensino médio. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais lecionando atualmente para turmas do ensino fundamental para a Prefeitura de Brusque/SC. Participei do grupo de estudos Arte na Escola polo UFRGS. Mestre em Educação pela Unilassale na linha de pesquisa: Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. Professora conteudista da graduação e de elaboração de questões para concurso.

ANA CAROLINA DOS ANJOS PEREIRA DA SILVA

Técnica em Informática pelo Colégio Ulbra Cristo Redentor, Graduanda em Ciência da Computação com ênfase em Desenvolvimento de Software pelo Centro Universitário La Salle (Unilasalle), bolsista PIBITI CNPq  no Centro Universitário La Salle – Canoas no Projeto de Pesquisa: “EDUCAÇÃO ON-LINE: RECONFIGURAÇÕES, RECONSTRUÇÕES E SIGNIFICADOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA ENSINO E APRENDIZADO”. Anteriormente, bolsista voluntária de iniciação científica do CNPq no Projeto de Pesquisa: OS ESPAÇOS HÍBRIDOS NOS PROCESSOS DE ENSINAR E DE APRENDER: A PRESENÇA E A COPRESENÇA NO VIVER E CONVIVER, no Centro Universitário La Salle.

DOUGLAS VAZ

Licenciado em Informática pelo Centro Universitário Cenecista de Osório (2012). Especialista em Informática Instrumental para Professores pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Mestre em Educação pelo Centro Universitário La Salle (2017), na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, (bolsista CAPES/PROSUP). Membro do Grupo de Pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade COTEDIC UNILASALLE/CNPq. Professor e tutor a distância pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – campus Osório/RS. Assessor Pedagógico na Prefeitura Municipal de Osório/RS. Tem experiência na área de Informática na Educação, com ênfase nas áreas de mediação pedagógica e construção do conhecimento em diferentes Espaços Digitais Virtuais.

EDUARDO LORINI CARNEIRO

Possui graduação em Geografia (Licenciatura, em 2010, e Bacharelado, em 2012) pela Universidade Luterana do Brasil e especialização em Ensino de Sociologia para Professores do Ensino Médio pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Trabalha como professor no Colégio Agrícola Estadual Daniel de Oliveira Paiva, em Cachoeirinha, e no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, em Canoas, na área de Ciências Humanas. Mestrando em Educação no Centro Universitário La Salle na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. Tem experiência em geoprocessamento, sensoriamento remoto e na área da educação, com ênfase em Ciências Humanas. Pesquisa sobre educação, geografia, gamificação, espaços digitais virtuais e aprendizagem baseada em jogos digitais.

ELISABETE DE FREITAS TEIXEIRA

Possui graduação no curso Técnologo em Fotografia pela Universidade Luterana do Brasil (2007/2), Especialização em Arte Contemporânea e Ensino da Arte (2009/1), Mestrado em Educação pelo Centro Universitário Unilasalle (2015/1) e doutoranda pela mesma universidade (2016/1). Professora da Universidade Luterana do Brasil desde 2009, ministra aulas nos cursos de Fotografia e Publicidade e Propaganda nas seguintes disciplinas: de Fotografia Digital I, Fotografia DigitaI II (photoshop avançado), Seminário, Fotografia em Cores, Fotografia de Eventos Sociais e Empreendedorismo. Fotógrafa e docente, investiga e discute sobre a construção e captura das imagens analógicas e digitais; características, perfil e comportamento do profissional na cultura da imagem.

FABRÍCIA PY TORTELLI NORONHA

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle – UNILASALLE, na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. Mestre em Educação pelo Centro Universitário La Salle na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. Pós graduada em Administração de Marketing pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA. Possui graduação em Tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade Católica de Pelotas – UCPEL. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS – Campus Porto Alegre. Pesquisadora no projeto de pesquisa "Os espaços híbridos nos processos de ensinar e de aprender: a presença e a copresença no viver e conviver", coordenado pela professora Drª Luciana Backes, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNILASALLE. Membro do Grupo de Pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade COTEDIC UNILASALLE/CNPq.

FRANCISCO COELHO CUOGO

Doutorando em Estudos Estratégicos Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui mestrado em Sociologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), graduação em História (UNIJUÍ) e graduação em Administração (UCB). Atua na área das Relações Internacionais, se interessando, principalmente, pelas seguintes temáticas: Segurança Humana, a geopolítica do Ártico, o poder norte-americano e a geoconomia do capitalismo informacional. Lecionou, entre 2012 e 2017, no ensino superior, disciplinas relacionadas à temas multidisciplinares, tais como: atores transnacionais, divisão internacional do trabalho, globalização, desenvolvimento tecnológico, desenvolvimento econômico, relações de poder e novas práticas de gestão e governança.

GLAUCIA SILVA DA ROSA

Mestre em Educação  pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle (UNILASALLE) – Canoas/RS. Especialista em Psicopedagogia e TICs (2015) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Pedagogia – Licenciatura (2013) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); e integrante do  Grupo de Pesquisa em Educação Digital – UNISINOS/CNPq (GPedU) e do grupo de pesquisa COTEDIC- Unilasalle, ligado a linha de pesquisa Cultura, Linguagens e Tecnologias. Desenvolve trabalhos relacionados às seguintes temáticas: educação digital, educação a distância, tecnologia da aprendizagem e conhecimento (TAC), tecnologia informação e comunicação (TIC), mundos virtuais/metaversos, formação docente.

JULIANI MENEZES DOS REIS

Bibliotecária no Instituto de Ciências Sociais e Humanidades, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi diretora da Biblioteca Setorial do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria no período de 11/2013 a 07/2014. Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Especialista em Docência no Ensino Superior pela Uniasselvi (2014). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Unilasalle, na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. Atua como pesquisadora no Núcleo de Estudos em Imagem, Tecnologia e Informação, da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, na linha de pesquisa Informação, Redes Sociais e Tecnologia, coordenado pela Profª.Drª.Helen Beatriz Frota Rozados. É pesquisadora no grupo de pesquisa do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação – NETE, da Unilasalle, coordenado pelas professoras Elaine Conte e Rosa Maria Filippozzi Martini. Pesquisadora no projeto de pesquisa Os espaços híbridos nos processos de ensinar e de aprender: a presença e a copresença no viver e conviver, coordenado pela professora Luciana Bacles, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Unilasalle. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Unilasalle, na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação (2018).

KAREN CARDOSO BARCHINSKI

Tem Ensino Médio Completo, Curso profissionalizante em Rotinas Administrativas e Graduanda em Letras – Habilitação em Português e Literaturas da Língua Portuguesa. Atualmente é bolsista do CNPq, no Projeto de Pesquisa: OS ESPAÇOS HÍBRIDOS NOS PROCESSOS DE ENSINAR E DE APRENDER: A PRESENÇA E A COPRESENÇA NO VIVER E CONVIVER. Atualmente é bolsista de iniciação científica FAPERGS, no Projeto de Pesquisa: EDUCAÇÃO ON-LINE: RECONFIGURAÇÕES, RECONSTRUÇÕES E SIGNIFICADOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA ENSINO E APRENDIZADO.

LENON DA SILVA TARRAGÔ

Possui Ensino Médio Completo, Curso profissionalizante em Auxiliar Administrativo e Graduando em Pedagogia – Licenciatura. Possui extensão de Tradutor/Interprete de Língua de Sinais (LIBRAS). Atualmente é bolsista de iniciação científica – CNPq, no Projeto de Pesquisa: OS ESPAÇOS HÍBRIDOS NOS PROCESSOS DE ENSINAR E DE APRENDER: A PRESENÇA E A COPRESENÇA NO VIVER E CONVIVER. no Centro Universitário La Salle. No momento atual trabalha como intérprete de LIBRAS e professor de Capacitação ao Mundo do Trabalho com jovens e adultos com Deficiência Intelectual, no período da manhã atua como professor na Associação Pestalozzi de Canoas com crianças com deficiência intelectual no terceiro ano.

NILO EDUARDO BERGAMO

Mestrando em Educação, Universidade Lasalle (Canoas/RS). Pós-Graduado (Latu Sensu) Tecnologias na Aprendizagem, no SENAC/SP (2015). Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, na Unisinos/RS (2012). Experiência em monitoria no curso de graduação em Pedagogia (Tecnologias na Educação) e utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Participante do Grupo de Pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade – COTEDIC UNILASALLE/CNPq. Profissionalmente atua como Analista de EaD na Universidade Lasalle. Atuando há 18 anos como professor de dança e coordenador de eventos culturais (trabalho voluntário). Profissionalmente trabalha na área de Automação.

RENATI FRONZA CHITOLINA

Graduada em Ciências Biológicas (LP/B) pela Universidade de Passo Fundo (UPF, 2007). Especialista em Ciências Ambientais e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI, 2009). Mestre em Ensino Científico e Tecnológico de Ciências pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI, 2014). Doutoranda em Educação no PPG do UNILASALLE de Canoas (2016). Atua como professora de Biologia do Ensino Médio na Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM). Professora de Informática na Educação no curso de Pedagogia da Faculdade Três de Maio (SETREM). Através da dissertação de mestrado pesquisou a utilização da Robótica Educacional (LEGO) como uma ferramenta para o aprendizado de Ciências nas séries finais do Ensino Fundamental. Trabalha com o uso da Robótica e Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino, construção do conhecimento, informática na educação. Atualmente é Coordenadora do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Faculdade Três de Maio (SETREM) e Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

SILVANA MARIA PFERL

Possui Graduação em Computação Licenciatura pelo Centro Universitário La Salle – Canoas (2013). Especialização em Gestão Estratégica em EaD (2016) pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Tem experiência nas seguintes áreas: Educação a Distância, Informática na Educação, Tecnologia Educacional, Formação de Professores em EaD. Atualmente é Analista Pedagógica em Educação a Distância da Unilasalle e integra a Comissão Própria de Avaliação – CPA. Participa do Grupo de Pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade – COTEDIC UNILASALLE/CNPq./p>

WAGNER VIANNA NASCIMENTO 

Licenciado em Matemática pela Universidade La Salle Canoas (2016/2). Atualmente é professor na rede estadual no município de Esteio (RS), tutor presencial do curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal de Pelotas do Polo Novo Hamburgo pela Universidade Aberta do Brasil – CLMD UAB/UFPEL.Também é aluno do Curso de Especialização em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas na modalidade EAD e aluno do curso de Mestrado Acadêmico em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

LUCIANE DE MELO GONÇALVES TROJAHN

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle (UNILASALLE) – Canoas/RS (Bolsista da Prefeitura de Canoas – Secretaria de Educação) . Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com ênfase em Séries Iniciais e Matérias Pedagógicas do II Grau. Pós – Graduada (Lato Sensu) em Psicopedagogia Clínica e Institucional e também em Informática na Educação pelo Centro Universitário La Salle (UNILASALLE). Possui experiência profissional em Educação: Educação Infantil, Ensino Fundamental (Séries Iniciais), EJA, Ensino Normal de Nível Médio, como professora, supervisora e coordenadora de estágio. Desenvolve trabalhos e pesquisas nas seguintes temáticas: Alfabetização, Ensino-Aprendizagem, Educação de Jovens e Adultos, Dificuldades de Aprendizagem, Tecnologia da Aprendizagem e Conhecimento (TAC), Tecnologia Informação e Comunicação (TICs), Formação de Professores., Participante do grupo de pesquisa: CONVIVÊNCIA E TECNOLOGIA DIGITAL NA CONTEMPORANEIDADE – Unilasalle – Canoas/RS

ELIANA HÄRTER LEÃO

Ensino Médio (2o grau) completo pela Escola Estadual de Ensino Médio Professora Margot Terezinha Noal Giacomazzi, Brasil(2014), Técnica em Administração pelo SENAC RS, Brasil(2014), Graduanda em Psicologia e Bolsista de Iniciação Científica na Universidade La Salle – Canoas, Estudante do último ano de inglês avançado pela Wizard, Canoas na Avenida Guilherme Schell.

DOUGLAS FONSECA CAMPOS

Ensino Médio pelo La salle Esteio/RS, cursando em Horário noturno, Psicologia (Unilasalle – Canoas/RS), cursos concluídos: Aprenda a Clicar (FIERGS – SESI Serviço Social da Indústria); Windows XP Básico (FIERGS – SESI); Power Point Básico 2007 (FIERGS – SESI); Word Básico 2007 (FIERGS – SESI); Ecxel Básico 2007 (FIERGS – SESI) e Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD); Concurso realizado: Arte "Brasil Negro! Brasil Lindo!" – Semana da Consciência Negra – Categoria Desenho.

GABRIELLY DA BOIT DE OLIVEIRA

Graduanda em Psicologia na Universidade La Salle – Canoas (2017). Ensino médio (2° grau) na Escola Estadual de Ensino Médio Marechal Rondon – Canoas (2016).